quinta-feira, 2 de novembro de 2017

DEPUTADOS COBRAM SOLUÇÕES PARA CONTER VIOLÊNCIA NO CE

Deputados estaduais cobraram do Governo Federal, ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará, soluções para violência no País. O deputado Fernando Hugo (PP) iniciou o debate defendendo a implantação do Plano Nacional de Segurança Pública para conter os números crescentes de violência registrados.

A discussão, inclusive, foi motivada pelos dados apresentados, nos últimos dias, pelo anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referente a 2016, que aponta mais de 60 mil assassinatos no País.Na avaliação do deputado, os dados divulgados são “massacrantes” e “trágicos” e colocam o Brasil como recordista de violência, exigindo a adoção de medidas drásticas.

“É uma fartura quantitativa de violência tão grande, que choca a todos, o que faz com que o Governo Federal tome uma atitude e apresente um plano nacional de segurança, com uma planificação efetiva de ações a serem adotadas”, frisou o parlamentar.

O deputado Manoel Duca (PDT) também defendeu a necessidade de um plano nacional de segurança. Mas, por outro lado, apontou que outros pontos precisam ser debatidos, como a redução da maioridade penal.

“Se cobra o plano nacional de segurança, mas tem se falado pouco ultimamente sobre a urgência de reduzirmos a maioridade penal e sobre o fracasso que é o Estatuto do Desarmamento, questões que são determinantes no aumento da criminalidade”, apontou o parlamentar.

O assunto, inclusive, tem sido defendido pelo governador Camilo Santana. Ao participar, na semana passada, do Encontro de Governadores do Brasil, em Rio Branco, no Acre, o chefe do Executivo afirmou a necessidade de uma pactuação entre os Poderes para diminuição dos índices de criminalidade e enfatizou a necessidade urgente do Brasil elaborar ações por meio de um Plano Nacional de Segurança Pública.

“É preciso chamar o Congresso Nacional e rever a legislação que nós temos hoje. E quem tem a capacidade de coordenar a pactuação e organizar esse plano no País é o Governo Federal, convocando o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e todos os governadores”, defendeu o governador durante o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário