quinta-feira, 12 de abril de 2018

CHUVAS MELHORAM APORTE DOS RESERVATÓRIOS CEARENSES


Apesar dos estragos, as chuvas que banharam o Estado, nos últimos dias, foram importantes para uma significativa mudança no que diz respeito ao aporte dos reservatórios cearenses. O levantamento de terça-feira registrou aporte de água em 85 açudes, com aumento, nesse período, de 43.666.441 m³, no volume armazenado.
Ao levar em consideração a estimativa do volume evaporado e o volume liberado neste período, o Portal Hidrológico do Ceará, que monitora 155 reservatórios no Estado, aponta um aporte total de 57.433.949 m³.

O Castanhão (Alto Santo), importante reserva hídrica do Ceará, recebeu, terça-feira (10), 5 metros e 86 cm em coluna d'água. No mesmo período do ano passado (fevereiro a abril), esse ganho foi de apenas 2 metros e 4 centímetros, e a diferença entre os dados revela a inegável saída do volume morto. Só ontem, o açude apresentou 15.262.217 m³ de aporte.

De acordo com Fernando Pimentel, administrador do complexo administrativo do reservatório, hoje, com toda a tecnologia que possui, o Castanhão está pronto para receber as águas do São Francisco.

"Esperamos, pelo menos, que tenhamos em alguns dias, cerca de mais 10 metros de coluna d'água. E essa mudança de volume, ainda, nesse período de abril, nos abre a certeza de garantia hídrica até a próxima quadra chuvosa, claro, com a utilização racional de seus recursos", comemorou.

Quem também acompanha com olhar atento as mudanças de volume de água, são os irrigantes do Complexo de Irrigação Araras Norte, em Varjota, no Norte do Estado. Ontem, o Araras foi o terceiro reservatório em maior volume de aporte apontado pela Cogerh (6.671.020 m³).


Nenhum comentário:

Postar um comentário