quarta-feira, 22 de agosto de 2018

JUSTIÇA ELEITORAL TEM ATÉ 17 DE SETEMBRO PARA JULGAR PEDIDOS DE REGISTRO; 34 JÁ FORAM INDEFERIDOS


Trinta e quatro candidatos estão inaptos para as eleições de outubro. Desses, 31 renunciaram à candidatura ainda na fase de análise do registro. As informações estão no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Entre os inaptos há candidatos a deputado estadual, federal, senador a suplente de senador. Segundo a Justiça Eleitoral, caso um cidadão digite o número de um candidato inapto, o voto será nulo.

Também de acordo com o TSE, 133 pedidos de registro já foram deferidos, e os políticos estão aptos para participar do pleito. Os pedidos de registro de candidatos à presidência da República ainda não foram julgados.

Também estão nessa situação cerca de 27 mil 800 candidatos. A Justiça Eleitoral tem até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos.

Caso o registro seja indeferido, o político pode recorrer e o registro fica pendente. O candidato nessa situação pode fazer campanha e utilizar o horário gratuito em rádio e TV enquanto o recurso não for julgado.

É possível até que o nome do político apareça na urna eletrônica se o pedido não for analisado antes das eleições. Mas os votos só serão contabilizados se o recurso for aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário