quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MANOBRAS ARRISCADAS E BARULHOS DE CANOS DE ESCAPAMENTO EM MOTOS PERTURBAM MORADORES EM JERI


Abusos cometidos por motociclistas têm trazido intranquilidade aos moradores de Jijoca de Jericoacoara, a 301 quilômetros de Fortaleza.

São manobras arriscadas, feitas em alta velocidade, que põem em risco pedestres, outros motoristas e até mesmo os próprios motociclistas.

Ou então adulterações nos canos de escapamento das motos de forma a aumentar excessivamente o barulho emitido. Não bastante, muitos desses condutores são menores de idade.

Os transtornos levaram a Câmara Municipal a pedir auxílio ao Ministério Público Estadual, o que resultou na recomendação administrativa 06/2017, lançada em 11 de outubro último. No texto, o promotor Francisco das Chagas de Vasconcelos Neto convoca a combater as ilegalidades além da Câmara dos Vereadores, as polícias Militar e Civil, a Prefeitura Municipal e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O promotor afirma que a recomendação funciona como um “reforço”, já que apenas lembra os diversos dispositivos desrespeitados com as práticas, seja do Código de Transito Brasileiro e da Lei de Contravenção Penal.

Seu caráter, ele destaca, é educativo, divulgando o que prevê a Lei para que conscientização da sociedade civil. O texto recomenda que a Prefeitura Municipal realize campanhas educativas nas escolas e na mídia, assim como que a Câmara de Vereadores promova debates sobre a temática.
Somadas, todas as ilegalidades elencadas pelo Ministério Público podem render pena de até dois anos e seis meses de prisão.

Os ruídos propositalmente ampliados, por exemplo, são tipificados no parágrafo III, do artigo 42 da Lei de Contravenções — “Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheio, abusando de instrumento sonoros ou sinais acústicos”. A pena varia de 15 dias a 3 meses de prisão ou multa.


Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário