terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

COGERH: ESTUDO AVALIARÁ REAL POTENCIAL DO AQUÍFERO DUNAS DE JERICOACOARA

O trabalho realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para a regularização dos poços profundos existentes na Vila de Jericoacoara é o primeiro passo na direção de um estudo que vai detalhar a real dimensão do aquífero dunas. O projeto está em fase final de elaboração para, em seguida, ir para licitação. “A intenção é conhecer o aquífero em detalhes. Só assim será possível explorá-lo de forma sustentável”, detalha o gerente da regional Sobral da Cogerh, Bartolomeu Almeida.

A mobilização pela regularização dos poços da Vila de Jericoacoara é uma das ações da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, que reúne diversos órgãos e instituições das esferas Municipal, Estadual e Federal que deverão atuar até o fim do mês de março na Vila.

Devido ao crescimento imobiliário e turístico, a vila de Jericoacoara possui hoje inadequações quanto ao uso da rede de esgoto disponível no local e também sobre o uso de poços sem as devidas outorgas. Além de ajustar as condutas, a campanha, que iniciou no último dia 19, também orienta e alerta empreendedores e a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

“O crescimento de Jericoacoara precisa ser pensado de forma sustentável. Nesse sentido, temos observado o uso inadequado dos recursos hídricos e da rede coletora de esgoto. Diversos empreendimentos têm lançado água de piscina na rede, por exemplo, o que é proibido e que causa problemas ao sistema”, explica Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário